fbpx

Vacinação contra febre amarela começa a ser aplicada em todo o estado de SP a partir de fevereiro Vacinação irá começar nos lugares onde o vírus está circulando e, posteriormente, será realizada onde o vírus deve chegar, como no litoral de São Paulo. Imunização será feita em etapas e deve atingir todo o estado em um ano.

A Vacinação contra febre amarela em todo estado de São Paulo irá começar no início do mês de fevereiro, segundo o coordenador de controle de doenças do estado, Marcos Boulos. Já foram registradas três mortes pela doença na região metropolitana. Todas as vítimas passaram pela cidade de Mariporã, que fica a 39 km da capital. A decisão de ampliar a vacinação foi anunciada no último sábado (6) pela Secretaria Estadual da Saúde, mas, na ocasião, a data ainda não havia sido definida.

Requer um diagnóstico médico Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais. As pessoas podem ter: Dores locais: costas, no abdômen ou nos músculos No corpo: calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito Também é comum: delírio, dor de cabeça, pele e olhos amarelados ou sangramento

O tratamento é feito por meio do uso de fluidos Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações. Cuidados médicos Reidratação Substituir fluido corporal por meio da ingestão de mais líquidos ou administração de fluidos por terapia intravenosa (IV). Terapia de reidratação oral Administração de fluidos por via oral para tratar a desidratação causada pela diarreia. Medicamentos Anti-inflamatórios não esteroides Alivia a dor, diminui a inflamação e reduz a febre. Especialistas Infectologista Trata infecções, incluindo as de natureza tropical. Médico de viagem Gerencia questões de saúde que podem afetar pessoas que vão viajar. Clínico geral Previne, diagnostica e trata doenças. Médico de emergência Trata pacientes no setor de emergência.

Veja quem pode tomar a vacina: - Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos. Não podem tomar a vacina: Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses. Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia. Pessoas com alergia a ovos ou derivados. Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico. Transplantados. No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para vida toda.

Os macacos são transmissores?

Na verdade, os macacos, assim como os seres humanos, são vítimas da doença, que também pode matá-los, e não efetivos causadores, como muitos podem erroneamente pensar. Não há como vacinar os macacos que vivem em áreas de mata, contrariamente ao que ocorre com os humanos, que podem se vacinar.

Na verdade, no ciclo silvestre da febre amarela, os macacos são os principais hospedeiros do vírus, mas os vetores, ou seja, aqueles que carregam o vírus e o transmite, são os mosquitos com hábitos estritamente silvestres, que vivem nas matas.

Durante essa fase do ciclo, o ser humano pode se tornar um hospedeiro acidental, quando ele entra em áreas de mata e é picado pelo mosquito que carrega o vírus.

 

Febre Amarela

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *